BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Património Cultural Imaterial

A Direcção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a FNAC Algarveshopping, entidade parceira /mecenas do concurso, e com o apoio da Direcção Regional de Educação do Algarve, promove, quarta-feira, dia 16 de Fevereiro, pelas 14:10, no Auditório da nossa escola, uma acção de sensibilização do Projecto Património Cultural Imaterial. Esta iniciativa realiza-se no âmbito da promoção do Ano Internacional da Juventude e visa promover a educação patrimonial junto dos jovens.

Objectivos do Projecto:

Através de uma vertente dinâmica e participativa, que pretende desafiar a criatividade individual, esta iniciativa tem como objectivos primordiais:

• Sensibilizar e envolver os jovens e a comunidade em geral para a questão do património e herança cultural da região;

• Motivar os jovens da região a conhecerem melhor e a valorizarem as suas memórias e identidade cultural;

• Promover o conhecimento do património imaterial algarvio e torná-lo objecto de obras criativas;

• Estimular olhares e uma perspectiva contemporânea, por parte dos jovens, para com o legado patrimonial imaterial;

• Valorizar as tradições;

• Fomentar a criatividade.

Com esta iniciativa procura-se promover junto da comunidade, e principalmente dos mais jovens, o interesse e curiosidade destes para com a sua própria cultura, aproximando-os das tradições e promovendo novas perspectivas sobre a herança da região. Deste modo, promove-se o cruzamento entre a memória e o tradicional, com rasgos de contemporaneidade originais e criativos como forma de conhecer, divulgar e preservar todas as expressões, praticas e representações patrimoniais imateriais associadas e exclusivas da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário